PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos

O que é?

O PGR é um dos documentos essenciais para a melhor conduta de uma empresa. O Programa é regulado pela Portaria número 3.214 de 08 de junho de 1978, dentro da Norma Regulamentadora 22 (Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração). É uma estratégia que mapeia e controla os possíveis riscos existentes em um ambiente de trabalho.

Para que serve?

O documento tem como objetivo verificar os riscos e garantir que uma ameaça não se torne um problema real quando não há monitoramento. A elaboração do PGR é obrigatória para as empresas consideradas como de alto risco e deve respeitar as normas da legislação.

É de extrema importância que o empregador conheça o programa para se organizar de acordo com a legislação vigente. Um PGR bem elaborado possui um papel importante de atentar o empregador para os riscos existentes em cada setor, criar meios de superá-los ou diminui-los, promover a qualidade de vida dos colaboradores e tornar o ambiente de trabalho ainda mais seguro.

ABLT e a Elaboração do PGR

Através da elaboração do PGR, a empresa deverá apresentar:

  • Avaliação de riscos ambientais;
  • Avaliação de doenças ocupacionais;
  • Identificação de riscos no ambiente de trabalho;
  • Integridade física dos trabalhadores;
  • Segurança da população;
  • Segurança do meio ambiente;
  • Estratégias e ações eficazes para prevenir acidentes.

Uma dica importante para realizar um excelente PGR: Contrate uma empresa de soluções em Segurança do Trabalho;

A ABLT, além de elaborar o PGR, também realiza trabalhos de caráter prevencionista com o melhor conhecimento e a mais alta tecnologia existente no mercado.

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