Esocial: descubra as vantagens da plataforma

O que é?

É um sistema governamental online que unificou obrigações das empresas na área trabalhista. Surgiu através de uma iniciativa da Receita Federal, Caixa Econômica, Ministério do Trabalho e Inss com a intenção de diminuir burocracias e modernizar os procedimentos que envolvem obrigações fiscais. O Esocial se tornou obrigatório para pessoas jurídicas e físicas que tenham ao menos um funcionário contratado (incluindo MEI).

Quais as obrigações do Esocial?

Inclui 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que devem ser lançadas na plataforma:

GFIP, CAGED, RAIS, LRE, CAT, CD, CTPS, PPP, DIRF, DCTF, QHT, MANAD, FP, GRF, GPS, PPRA e PCMSO.

Saiba as vantagens da plataforma:

O Esocial substitui toda papelada e outras plataformas diferentes usadas anteriormente. Agora é necessário apenas um sistema para lançar todas as informações exigidas. Além disso, algumas obrigações acessórias foram eliminadas, facilitando a vida dos empregadores.

E todas essas mudanças agilizaram os processos, e aumentaram a qualidade das informações prestadas ao governo, beneficiando tanto empregadores, quanto os trabalhadores e órgãos fiscalizadores.

Como se preparar para usar o sistema?

Algumas dicas para usar o sistema com mais segurança, são:

-Prepare a documentação atualizada dos seus colaboradores e do seu negócio: Separe cada documento e registro da empresa e dos trabalhadores, especialmente porque no sistema deverá ser cadastrado o histórico de cada um.

-Tenha um Certificado digital: O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica que garante a legalidade das operações virtuais. É necessário ter um modelo A1 ou A3, válido pelo padrão ICP Brasil, para poder utilizar o Esocial.

-Compatibilidade de arquivos: É essencial verificar se o sistema que você usa nas operações digitais gera arquivos aceitos no Esocial. Procure descobrir se as plataformas são compatíveis ou tente adequar o mais rápido possível.

-Consultorias de Saúde e Segurança do Trabalho: Garanta que as informações da sua empresa sejam lançadas na plataforma e procure ajuda de uma consultoria especializada.

Para assegurar um bom serviço, escolha a ABLT para realizar o lançamento das informações de sua empresa para o Esocial. Faça um orçamento através do link.

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