- OBJETIVO
Este documento tem por finalidade estabelecer os procedimentos e responsabilidades para sistematizar de comunicação, análise e investigação, acompanhamento e cumprimento das ações corretivas do Acidente de Trabalho, com ou sem lesão, ocorridos na empresa (NOME DA EMPRESA) XXXXXXX durante a execução de atividades relacionadas ao trabalho, dentro e fora de suas unidades.
- DEFINIÇÕES GERAIS
Será considerado como data do Acidente de Trabalho o dia em que foi gerado o acidente.
Caso o colaborador esteja apto a retornar ao trabalho no dia seguinte ao acidente, este será considerado Acidente Sem Afastamento.
Se a jornada seguinte ao acidente for folga do colaborador e o mesmo não estiver apto ao retorno ao trabalho, este evento deve ser considerado Acidente Com Afastamento;
Não será considerado Acidente de Trabalho o ato de agressão relacionado a motivos pessoais mesmo que dentro das instalações da empresa ou no percurso ou trajeto.
A interrupção ou desvio do trajeto para qualquer atividade ou ação não ligada ao objetivo de chegar ao destino domicílio/trabalho descaracterizará o acidente de trajeto. (em acordo ao Item 1.3.2 do Manual De Instruções Para Preenchimento Da Comunicação De Acidente de trabalho Do Trabalho – CAT – INSS/1999)
Acidentes em local de reuniões, treinamentos ou eventos em que o colaborador for representar os interesses da empresa ou for designado a participar em horário de trabalho, bem como, no seu trajeto, será considerado acidente de trabalho.
- RELATÓRIO
Na ocorrência de Acidente de Trabalho, o RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO deverá ser preenchido e concluído no prazo máximo de 05 dias úteis.
- COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE
Após toda e qualquer ocorrência o próprio colaborador deverá comunicar à sua chefia imediata. ou àquele responsável por ela.
Ao tomar conhecimento do acidente, a equipe de investigação determinada pela empresa, deverá dar inicio ao processo de investigação do acidente e atender o item 3 deste procedimento.
- INVESTIGAÇÃO DO ACIDENTE
Coleta de Dados: Imediatamente após o acidente, a equipe de investigação, deverá dar início à coleta dos dados.
Para a coleta de informações, deverão ser utilizadas as seguintes ferramentas:
- Visita ao local do incidente.
- Entrevista com o envolvido no acidentado (quando possível, a não ser que venha a óbito).
- Entrevista com testemunhas do evento (se houver).
- Fotografias do cenário do incidente, agentes da lesão ou qualquer outra evidência.
- Documentos (ex.: procedimentos, livros de registros, relatórios eletrônicos, ordens de serviços, DDS, etc.)
Formação da Equipe de Investigação e Análise: A empresa definirá quais os representantes da empresa deverá formar a equipe de investigação de acidente.
Reunião de Análise e Investigação de Acidente: A metodologia para identificar a Causa Raiz será o método do 5 “Porquês”.
Exemplo:
OBS.:
- Iniciar o 1° (primeiro) “Por quê?” com a conseqüência do acidente.
- Do 2° (segundo) “Por quê?” em diante deverá ter o mesmo texto da resposta anterior, até que este chegue a causa raiz.
- Poderá ser utilizado o quantos “Porquês” for necessário.
- Poderá conter mais de 1 Causa Raíz.
- Para cara “Por quê?” deverá ter uma resposta.
Durante a reunião de investigação do acidente, as causas deverão ser identificadas e as respectivas ações corretivas deverão ser apontadas para tratativas a fim de evitar que o mesmo acidente ocorra novamente.
O prazo de conclusão de toda a investigação é de máximo 05 dias úteis.
O relatório deverá ser preenchido e depois de concluído com as devidas assinaturas, o mesmo deverá ser arquivado.