Segurança do trabalho: o que é, importância e atividades.

No Brasil, toda empresa é obrigada por lei a garantir um ambiente seguro de trabalho para os seus funcionários.

Entretanto, nem sempre as regras determinadas pela legislação federal para prevenir acidentes e doenças ocupacionais são cumpridas.

De acordo com o último Anuário Estatístico de Previdência Social (AEPS), o número de acidentes de trabalho, no Brasil, no ano de 2018 aumentou 3% em relação aos dois anos anteriores, os quais haviam registrado uma queda de 4,78% desses acidentes.

Gráfico sobre número de acidentes por ano

Os números alarmantes revelam o quanto esse assunto ainda é negligenciado por gestores, ainda que um ambiente laboral seguro, além de manter a integridade física e mental dos trabalhadores, também contribua para a saúde financeira da empresa.

O que é segurança do trabalho e para que serve?

O termo segurança do trabalho pode ser compreendido como o conjunto de normas que devem ser seguidas rigorosamente para assegurar que os trabalhadores possuam condições dignas e seguras ao exercerem suas funções.

Abrange a prevenção de acidentes, a instrução sobre os possíveis riscos na realização das tarefas e o fornecimento de EPIs — Equipamentos de Proteção Individual.

Por que segurança do trabalho é importante?

A importância da segurança no ambiente de trabalho vai além de manter a integridade física e mental dos funcionários, por mais que isso, por si só, já fosse suficiente para justificar o cumprimento das normas trabalhistas.

Um ambiente seguro também promove um maior engajamento da equipe, pois transmite preocupação do empregador com o bem-estar e proteção dos colaboradores. Funcionários que se sentem valorizados produzem mais e com melhor qualidade.

Além disso, acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais resultam em absenteísmo, presenteísmo (quando o funcionário está no trabalho mas não mantém o foco na função) e concessão de licenças.

Isso significa atrasos na produção ou na entrega de serviços e prejuízos financeiros decorrentes de multas e indenizações.

Quais são os equipamentos de segurança do trabalho?

Os equipamentos de segurança são compreendidos como materiais, roupas ou ferramentas especiais que auxiliam na prevenção e no controle dos acidentes de trabalho.

Por exemplo, em um laboratório químico, o uso de luvas, máscaras, jalecos, óculos e sapatos especiais, contam como equipamentos de proteção individual (EPIs).

Outros tipos de EPIs são capacetes, manuais com instruções de uso de determinados tipos de máquinas, manuais de cuidados com a higiene e limpeza dos ambientes e todas as ferramentas que possam contribuir para a saúde e segurança no serviço dos funcionários. Veja a utilidade de alguns itens listados:

 Quais são os equipamentos de segurança do trabalho?
  • Luvas – protege o trabalhador do contato com objetos perfurantes ou com substâncias químicas que podem provocar reações alérgicas;
  • Óculos – previnem a exposição a fontes de radiação ou resíduos que podem atingir os olhos;
  • Sapatos especiais – protegem os pés em caso de queda de objetos ou resíduos.

Boas ideias para segurança do trabalho

Algumas boas ideias sobre este tema surgem quando os supervisores percebem que não é tão simples engajar e manter a equipe atenta aos procedimentos de prevenção de acidentes.

Um ambiente de trabalho seguro é resultado do esforço conjunto de gestores e funcionários, por isso também cabe à empresa oferecer condições para que colaboradores possam cumprir todos os requisitos de segurança.

Compilamos abaixo algumas dessas boas ideias:

  • Realize treinamentos constantes: exercícios de capacitação impulsionam a conscientização da equipe;
  • Disponibilize manuais sobre medidas preventivas: os funcionários precisam ter fácil acesso a documentos com regras de segurança e prevenção de acidentes;
  • Forneça e exija o uso de EPIs;
  • Elabore um programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO): para identificar e tratar possíveis doenças e lesões ocupacionais nos estágios iniciais;
  • Crie uma rotina de auditoria de segurança laboral: estabelecer uma frequência para as auditorias, garante que a equipe mantenha-se atenta aos cuidados preventivos;
  • Utilize checklists digitais: garante que todos os pontos críticos serão averiguados pelo supervisor de campo, possibilita a criação planos de ação para corrigir não-conformidades e a geração de relatórios e rankings.

Quais são os tipos de risco que a empresa corre sem ações de segurança do trabalho?

Sem ações de segurança, uma empresa corre o risco de ter que lidar com prejuízos tangíveis e intangíveis. Entre estes estão:

  • Acidentes com morte, perda, redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho;
  • Multas por não seguir as Normas Regulamentadoras;
  • Pagamento de indenizações e licenças médicas;
  • Danos a equipamentos;
  • Aumento do tempo de parada da produção;
  • Aumento da sinistralidade do plano de saúde;
  • Diminuição do engajamento e motivação da equipe;
  • Prejuízo à imagem da empresa.

Checklist de segurança do trabalho: como fazer?

O primeiro passo para fazer um bom checklist de segurança no ambiente de trabalho é ter um conhecimento profundo da operação a ser auditada. O segundo passo é conhecer todas as NRs pertinentes ao seu segmento.

Checklists de segurança laboral devem ser adaptados a cada área de atuação, então um checklist para chão de fábrica será diferente de um checklist para trabalho em altura, por exemplo.

Por isso, o autor do checklist deve ser capaz de criar uma avaliação personalizada de acordo com as legislações específicas que se aplicam ao local e atividades a serem auditadas.

Pontos de atenção comuns em checklists desse tipo são:

  • cumprimento das NRs;
  • EPIS e EPCs;
  • máquinas e ferramentas;
  • instalações e ambientes;
  • controle de resíduos;
  • SESMT;
  • CIPA;
  • controle de outros programas de segurança como PPRA e PCMSO.

Ilustração de um computador com a tela de planos de ação do Moki

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Conclusão

Segurança do trabalho é o conjunto de normas estipuladas por lei para garantir um ambiente salubre e saudável para o trabalhador.

Quando aplicadas corretamente, as ações de segurança tendem a melhorar a produtividade, além de evitar acidentes de trabalho que podem custar a vida do seu colaborador, além de gerar multas pesadas para sua empresa.

No entanto, são muitas as normas a serem seguidas e, por isso, é importante que sejam feitas constantes auditorias para garantir que tudo esteja correndo da maneira correta.

Utilizar checklists eletrônicos é uma excelente forma de realizar estas auditorias, pois eles ajudam a otimizar o tempo e te dão mais controle sobre todos os processos de segurança no ambiente de trabalho.

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